CESC SJDR

4241 palavras 17 páginas
PROPOSTA DE REQUALIFICAÇÃO DO CESC CENTRO SOCIAL E CULTURAL DO 11º BATALHÃO DE INFANTARIA DE MONTANHA

1 – FINALIDADES:
O prédio do CESC (Centro Social e Cultural) do 11º Batalhão de Infantaria da cidade de São João del-Rei foi edificado em substituição ao antigo Hotel Oeste de Minas que se incendiou no início do século XX, para abrigar o escritório da Estrada de Ferro Oeste de Minas, posteriormente cedido ao exército. A construção é representativa da diversidade arquitetônica existente em São João del-Rei, bem como parte importante de seu rico patrimônio ambiental urbano, que possui referências de todas as fases da arquitetura mineira e brasileira.
O CESC localiza-se na Avenida Hermílio Alves com fundos para a Avenida Tiradentes. A Avenida Hermílio Alves apresenta em sua paisagem exemplares significativos da evolução urbana da cidade, verdadeiros monumentos como o prédio da Prefeitura Municipal (antiga Casa de Câmara e Cadeia), Escola Estadual João dos Santos, Teatro Municipal, Estação Ferroviária e o próprio CESC. A implantação deste edifício acontece de maneira a destacar sua monumentalidade, sendo uma das tantas construções que compõe o conjunto arquitetônico tombado pelo município, no centro histórico de São João del-Rei. Dentro de suas dependências existe um jardim com palmeiras imperiais. À sua frente o córrego do Lenheiro com seu imponente cais em pedra e na outra margem encontramos o centro comercial da cidade. Todos estes elementos retratam um conjunto onde se é possível visualizar o antigo somado ao contemporâneo sem perder sua beleza. O CESC é uma edificação de 2.000 m2 aproximadamente, em plena atividade, num terreno de aproximadamente 4.000 m2. Atualmente em seus espaços funcionam:
• Salão de eventos;
• Museu da Força Expedicionária Brasileira – FEB;
• Local de ensaios e guarda dos instrumentos da Banda de Música do Batalhão, contendo também um pequeno museu que retrata toda sua trajetória;
• FUSEX – Fundo de Saúde do Exército;
• SIP –

Relacionados