Certificação ocupacional
Já a segunda etapa consiste na avaliação e mensuração de conhecimentos técnicos específicos da área a ser certificada. Tal avaliação é construída pelo FUNDEP1 através de oficinas com perguntas e resposta, debates e demonstração das principais funções a serem exercidas, com os profissionais mais conceituados da área em processo de certificação. Em suma:
Vale dizer que além da certificação do presente trabalho, o Estado de Minas Gerais possui outras formas de mensuração de capacidades para ocupação de cargos públicos, geridos pelo governo que são conceituados também como certificação ocupacional, se inserindo nos processos de gestão por competência, a partir da análise do perfil necessário para ocupação dos cargos, a exemplo o cargo de Diretor de Escola e cargo de provimento em comissão responsável pela Superintendência Regional de Ensino.
Visando exemplificar e tornar mais concreto o objeto do presente relatório, faz-se necessário descrever a Certificação Ocupacional para a Direção das Unidades Administrativas de Gestão, Finanças e Planejamento, ocorrida no ano de 2012, cujo principal objetivo era recertificar os aprovados no certame de 2007, além de incluir novos profissionais no rol de pessoas de potencial para exercício da função.
Foram disponibilizadas 100 vagas, um número consideravelmente menor do que os processos anteriores, onde foram disponibilizadas 800 vagas no total. Isto se deve , principalmente, a utilização eficiente de recursos públicos, pois o índice de reprovação superava 50% dos candidatos inscritos. Desta forma,