Cerra circular
GERAL
Deverá ser operado por profissional especializado, isto é, somente por operador com a função de carpinteiro com experiência em construção e montagem formas de madeira para concreto ou marcenaria e que tenha domínio total deste procedimento.
O equipamento deve ser previamente inspecionado pela fiscalização de segurança do trabalho antes de sua instalação na obra e regularmente, conforme exigência da Obra.
Na obra será limitado o número de operadores deste tipo de equipamento. A princípio, somente dois operadores de serra elétrica serão autorizados (necessitam de autorização por escrito do A referida autorização deverá ter cópia afixada junto ao equipamento. (Prática recomendada)
O equipamento deverá estar isolado fisicamente (com raio mínimo de 4 metros) sem obstáculos que possam causar tropeções ou desequilíbrio do operador, cobertura para proteção de sol e chuva, piso nivelado e cimentado, e iluminação adequada.
Sua alimentação elétrica deverá ser feita com cabos de proteção de no mínimo 750 Volts, instalação aérea ou enterrado com tubo de proteção, e com chave de proteção com fusíveis ou disjuntor, que tenha dispositivo de trancamento físico.
Instalação de placas de avisos tipo “Proibido a entrada de pessoas não autorizadas”.
PROCEDIMENTO
A serra circular deve atender às disposições a seguir:
Ser dotada de mesa estável com fechamento de suas faces inferiores, anterior e posterior, construída de madeira resistente e de primeira qualidade, material metálico ou similar de resistência equivalente, sem irregularidades, com dimensionamento suficiente para a execução das tarefas;
Ter a carcaça do motor aterrada eletricamente;
O disco deve ser mantido afiado e travado, devendo ser substituído quando apresentar trincas, dentes quebrados ou empenamentos;
As transmissões de força mecânica devem estar protegidas obrigatoriamente por anteparos fixos e resistentes, não podendo