ceqfdeqf
3797 palavras
16 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍCENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/JORNALISMO
PROFESSORA DOUTORA ANA MARIA RODRIGUES DA SILVA
DISCIPLINA DE TÓPICOS ESP DA COMUNICAÇÃO II
A análise dos efeitos produzidos a partir dessa relação entre esporte e sociedade
Aluna: Valéria Amorim Braga
Teresina
2014
O esporte é considerado mundialmente como uma prática que visa beneficiar o corpo humano através de suas técnicas. Em seu texto “O que é esporte?”, o Professor Doutor Valdir Barbanti especifica bem a definição de esporte como sendo a realização de atividades sob a imposição de regras e condições necessárias.
“O esporte é um fenômeno cultural e social que influencia e sofre influência da sociedade e muitas vezes seus problemas são os mesmos da própria sociedade. Cada vez mais o esporte se torna parte do nosso mundo social. Ele se relaciona com a vida familiar, com a educação, política, economia, artes e religião. Com maior entendimento é possível mudá-lo de forma que mais pessoas se beneficiem das coisas positivas que ele tem a oferecer” (BARBANTI, 2014).
Ainda baseado no texto de Barbanti, pode-se ter a noção da diferença que há entre brincadeiras e esportes. O auto delimita o conceito e classifica esporte como sendo atividades as quais exijam habilidades motoras complexas (coordenação, equilíbrio, rapidez) e que sejam realizadas sob certas condições.
Barbanti vai dizer ainda que “a participação em atividades físicas pode acontecer em situações que vão do informal e desestruturada ao formal e organizada”. Considerando o que o autor define como esporte, podemos entender que o esporte é caracterizado por alguma forma de competição que ocorre sob condições formais e organizadas, além de envolver uma atividade física competitiva que é institucionalizada.
No caso, institucionalizada vai abranger a questão das regras padronizadas, que devem ser cumpridas pelos atletas e criadas por entidades oficiais.