CENTRO UNIVERSIT RIO DE PATOS DE MINAS
GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
MARCELA DUTRA
MARIANA TELLES
A CATEDRAL DE BRASÍLIA POR OSCAR NIEMEYER
PATOS DE MINAS
2015
MARCELA DUTRA
MARIANA TELLES
A CATEDRAL DE BRASÍLIA POR OSCAR NIEMEYER
Trabalho apresentado à disciplina de Projeto Integrador, ministrada pelo professor Ms. Thiago Ribeiro, com finalidade de abordar o tema A catedral de Brasília por Oscar Niemeyer.
PATOS DE MINAS
2015
A CATEDRAL DE BRASÍLIA POR OSCAR NIEMEYER
1 INTRODUÇÃO
A Catedral de Brasília é um marco na Arquitetura e Engenharia. Uma estrutura singular que denota o gênio do seu arquiteto Oscar Niemeyer. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão histórica, projeto, tecnologia construtiva e intervenções da construção da Catedral, que é um monumento de características únicas, de extrema importância para o patrimônio histórico nacional. Conforme Brito et al (2000), “Niemeyer procurou uma forma compacta e límpida, composta por 16 montantes de concreto que, ao invés de se unirem em teto, se opõem, ao contrário, num gesto violento de tensão.” Outros a comparam com a coroa de espinhos de Cristo. Uma das obras mais admiradas do arquiteto, ela possui uma estrutura inovadora e ousada, que, à época, afirmou a competência e ousadia dos profissionais brasileiros no cenário mundial.
2 METODOLOGIA – MATERIAIS E MÉTODOS
A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, popularmente conhecida como Catedral de Brasília, projetada por Oscar Niemeyer e construída entre 1959 e 1970, e faz parte do conjunto inicial de edifícios que compõem o Eixo Monumental da capital brasileira. O primeiro anteprojeto previa 21 pilares, com 40m de altura, e um anel de concreto na base, de 70m de diâmetro, apoiado no chão e servindo de fundação. O número de pilares foi reduzido para 16 por razões estéticas, ficando o diâmetro da base com 60m. No topo, uma coroa serve de apoio para