Centro Pop
Rua) é a unidade pública e estatal que tem por finalidade assegurar atendimento e atividades direcionadas ao fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares para a construção de novos projetos de vida. É um espaço de referência para que qualquer pessoa em situação de rua possa encontrar serviços como: obter documentação, conseguir Cadastro Único para
Programas Sociais, atividades socioeducativas e artísticas, atendimento especializado por profissionais como psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e educadores.
No equipamento, os usuários podem realizar sua higiene pessoas, lavar suas roupas, ter acesso à inclusão digital, cursos de qualificação e podem usar o endereço do equipamento como referência para cartas, currículos.
Em Fortaleza existem dois Centros Pop, um localizado no Centro (Rua Antonio
Pompeu, 134) e o outro no Benfica (Avenida da Universidade, 3215).
O Centro Pop do Benfica foi inaugurado em 04/11/2013, pelo Prefeito Roberto
Claudio, funcionando de segunda a sexta das 8hs às 17hs.
Um serviço ofertado pelo Centro Pop é o Serviço de Abordagem de Rua, que funciona de 8hs às 22hs, que tem como objetivo abordar as pessoas que estão em situação de rua e explicar como é o funcionamento do Centro Pop.
O espaço físico do Centro Pop deve ser acolhedor e assegurar espaços para atendimentos individuais e em grupo, em condições de sigilo e privacidade. Deve ter adequada iluminação, ventilação, conservação, limpeza. Segurança dos profissionais e do publico atendido, acessibilidade a pessoas com deficiência, idosos, gestantes, entre outros.
A infraestrutura do Centro Pop deve assegurar condições para acessibilidade a pessoas com deficiência como: acesso adaptado com rampas (da calçada a recepção), acesso adaptado a salas de atendimento e banheiros (com banheiros adaptados).
Todo Centro Pop deve dispor, minimamente, de espaços para: recepção e acolhida