Centro Educacional Nossa Senhora Aparecida
Aluno: Lucas Sousa Almeida (9º Ano – 901)
Professor: Nelson
GUERRA DE CANUDOS
Rio de Janeiro, 25/03/15
1) Teve uma duração de 1896 a 1897, na comunidade de Canudos, posicionada no sertão da Bahia.
2) A Revolta de Canudos é uma das principais revoltas que marcam o período entre o fim da monarquia e o começo do regime republicano no Brasil. Na época, quem governava era Prudente de Morais.
3) Era completamente precária. Fome, seca, e a falta de pagamento apopriado. Eles costumavam plantar, ou criar gados, também, como demonstrado no início do filme, eles caçavam alguns animais da área.
4) O pai que tomava as decisões na casa, como também foi demonstrado no início do filme, o pai que caçava, como também era ele quem trabalhava, a mulher e as filhas – exceto os filhos, eles ajudavam os pais - , ficavam em casa.
5) Apenas quem era alfabetizado e tinha dinheiro era considerado cidadão.
6) Antônio Conselheiro foi quem criou e liderou o Arraial de Canudos. Ele tinha a crença de que havia sido enviado por Deus para dar um fim com as diferenças sociais e com os pecados republicanos, entre estes, estavam o casamento civil e a cobrança de impostos. Ele conseguiu reunir um grande número de pessoas adeptas a crer que seriam salvas por ele.
7) Se fundou em 1893 por Antônio Conselheiro no local de uma antiga fazenda, bem às margens do rio Vaza-Barris, na Bahia. Canudos foi criado no meio do sertão, mas tinha água em abundância, também tinha uma terra boa para agricultura, tudo isso para abrigar os sertanejos e assim criar uma cidade longe da República que cobrava altos impostos.
8) Uma vida completamente nova, e se toda a população colaborasse, também teriam uma vida longe dos poderes da República. Aquele que demonstrassem simpatia em relação à República, eram banidos.
9) As casas eram construções de Pau-A-pique e o telhado era coberto de vegetal. A condição de vida no arrial não era nem um pouco ótima, mas era boa em