Centro de massa de uma barra delgada
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA – ICET
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I
Determinação do Centro de Massa de uma Barra Delgada
Cuiabá – MT, Dezembro 2007
Resumo
A experiência realizada teve como principio a análise do centro de massa de uma barra delgada.
Para essa experiência, foi utilizada uma barra de metal, dois pesos de massas diferentes presos em cada extremidade da barra; para que fosse encontrado o ponto de equilíbrio; uma mufla com pino usado como suporte.
A barra apresentava orifícios dispersos em todo arco para que fosse mudado no pino, a fim de se aumentar ou diminuir a quantidade de pesos para que o equilíbrio variasse e com isso o centro de massa mudasse para que fosse comparada a teoria com a experiência.
Introdução
Apesar das discussões “Newtonianas” tratarem os objetos como partículas puntiformes e sem a participação de agentes externos, muitas aplicações foram generalizadas para corpos extensos, o qual existe um ponto, cujo movimento sob a influência de forças externas possa ser analisado como aquela de uma única partícula. Esse ponto é chamado de centro de massa.
Esse experimento foi realizado a fim de determinar o Centro de Massa (CM) de uma barra delgada, através da analise teórica e experimental do equilíbrio dessa barra com dois pesos de massas diferentes presos a mesma.
Fundamentos Teóricos
Centro de massa(CM) de um corpo extenso ou de um sistema de partículas é uma idealização utilizada na física para reduzir o problema da ação da forças externas sobre o corpo ou sistema de partículas. A idéia é reduzi-los a uma partículas de massa igual à massa total do corpo extenso ou do sistema de partículas, posicionada justamente no