centro de ciencia viva do alviela
-Introdução
Onde se situa
O que é
-Exploração do Centro
Exposições observadas
Explicação sobre cada exposição
Esta visita ao centro de ciência viva do Alviela tinha como objectivos , a própria visita do centro , obviamente, o conhecimento da biologia e geologia envolvente que temos a dizer é lindíssima, atraindo qualquer visitante .
Queríamos portanto aprimorar os nossos conhecimentos relativamente ao centro e destas matérias .
O Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio está situado na Praia Fluvial dos Olhos d'Água do Alviela, junto à nascente do rio Alviela
O Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio é um espaço de ciência e tecnologia integrado na Rede Nacional de Centros Ciência Viva. Viajar pelo Maciço Calcário Estremenho ao longo de 175 milhões de anos, desvendar os percursos subterrâneos da água a 3D ou "colocar-se na pele" de um morcego são apenas algumas das experiências ao dispor do visitante.
Ao chegar ao centro, fomos divididos em vários grupos de modo a se conseguir explorar melhor o centro sem haver grupos em espera. O meu grupo começou por se dirigir para o “Quiroptário” onde esta situada uma exposição relacionada com os morcegos, que permite aos visitantes entender melhor o modo de vida destes animais através de varias actividades interactivas.
Através de um “mini labirinto” e uns óculos escuros com sensores de aproximação entendemos de que maneira os morcegos se deslocam , sendo estes. Os morcegos não são cegos mas na escuridão não serve de grande coisa a visão , logo estes adaptaram se ao meio envolvente e desenvolveram a ecolocalização que lhes permite orientar através do eco dos sons que emitem. Conseguimos perceber onde estes vivem, pois havia uma replica de uma gruta com colonias de morcegos la dentro. Das 24 espécies existentes em Portugal 9 estão em perigo de extinção.
Depois de