Central do brasil
Produção Textual-Central do Brasil
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7
REFERÊNCIAS............................................................................................................8
INTRODUÇÃO
O filme Central do Brasil (1998) foi baseado na história do diretor Walter Salles, com roteiro de Marcos Bernstein e João Emanuel Carneiro. A História retrata duas realidades bastante distintas. Um Brasil urbanizado, no Estado do Rio de Janeiro, um dos mais ricos do país, em contraste com o interior do Nordeste, uma região pouco desenvolvida, com baixo índice de desenvolvimento humano. Essas realidades se misturam, e viram palco para a produção de um dos filmes mais premiados do país.
DESENVOLVIMENTO
O filme inicia-se na estação Central do Brasil, situada no Estado do Rio de Janeiro, retratando a vida de Dora (Fernanda Montenegro) uma professora aposentada, que complementa sua renda trabalhando como escritora de cartas nessa estação. O Público atendido por Dora é composto por pessoas de diversas regiões do país, são sujeitos que na maioria das vezes foram para a cidade grande em busca de uma melhor qualidade de vida e pela falta de escolaridade, capacitação ou oportunidade acabaram sendo marginalizados. Dora, aproveitando da ingenuidade dessas pessoas, muitas vezes não colocava as cartas nos correios, ficando com o dinheiro que deveria ser gasto para enviá-las.
Em um dia de trabalho, Dora atende Ana (Soia Lira) e seu filho Josué (Vinícius de Oliveira), que deseja enviar uma carta ao seu marido Jesus, que em meio a várias ofensas, fala do desejo que seu filho tem de conhecê-lo. Dias depois, Ana decide enviar outra carta para Jesus, revelando seu desejo de reencontrá-lo. Neste mesmo dia, Ana é morta em um atropelamento, deixando o filho Josué sem ninguém.
O garoto sem ter