celulas
Uma exceção a esta teoria é o virus, único ser considerado vivo que não é composto por células, sendo por isso classificado como ACELULAR, de um modo geral o vírus é uma cápsula de proteínas com material genético em seu interior.
Os seres formados por apenas uma célula são classificados como UNICELULARES (bactéria, ameba, euglena), os seres formados por várias células são classificados como PLURICELULARES (humanos, gatos, peixes, insetos).
As células podem ser classificadas em visíveis ou não visíveis a olho nu, as visíveis são as MACROSCÓPICAS (gema de ovo, alvéolo da laranja, óvulo), as não visíveis a olho nu são as MICROSCÓPICAS (bactérias, demais células humanas, ameba, celas vegetais).
Em pelo menos uma fase de sua vida as células apresentam 03 estruturas básicas MEMBRANA PLASMÁTICA (reveste e protege a célula), CITOPLASMA (onde ocorrem as atividades metabólicas como digestão e respiração) e NÚCLEO (centro de comando da célula)
O núcleo é o responsável pelo controle de todas as funções celulares. A maior parte das células de nosso corpo possui um único núcleo. Contudo, há células que não possuem nenhum (glóbulos vermelhos maduros) e outras que possuem vários, como, por exemplo, às células musculares esqueléticas.
Como nem todas as células possuem um núcleo definido, a biologia as dividiu em dois grupos: as eucariontes (células com núcleo definido) e as procariontes (células sem núcleo definido). Dentro destes dois grupos, é importante sabermos que mesmo as células procariontes possuem DNA. Neste caso, ao invés de concentrar-se no núcleo, como ocorre com as células eucariontes, o DNA geralmente se encontra no nucleóide. O nucleóide não é um verdadeiro núcleo, uma vez que não se encontra separado do resto da célula por membrana própria. Este consiste em uma