Celulas
1 Qual a situação política da Europa ocidental no século III?
R. O Império Romano sofreu várias incursões dos povos bárbaros:
A Gália e a Hispania foram saqueadas pelos alamanos e francos, a Bretanha pelos saxões e os godos atravessaram o Danúbio invadindo o leste do Império. Os romanos reorganizaram o sistema defensivo.
2 Como era a organização social dos povos germânicos?
R. A guerra era a forma de se adquirir “status” na sociedade e a pilhagem era um meio de enriquecimento dos lideres militares, era um costume militar a instituição do “comitatus”: ligação dos guerreiros ao lider militar por juramento de fidelidade __ costume que se generalizaria na Europa ocidental na época feudal.
Na época das colheitas não se guerreava. A família era comandada pelo homem, a mulher era a guardiã da tradição familiar.
3 O que era o Império Bizantino?
R. Era o Império Romano do Oriente com sede na cidade de Constantinopla (anteriormente chamada Bizâncio).
4 Qual a situação política da Europa ocidental no século VI (reinos germânicos)?
R. Estava dividida em diversos reinos de origem germânica. Muitas cidades estavam arruinadas e o comércio reduzido. Os visigodos dominavam a Hispania, os ostrogodos a península Itálica, os anglo-saxões a Britania, os burgúndios, francos e alamanos disputavam a Gália__ daí resultando a formação do Reino Franco.
5 Como era a organização política do Império Carolíngio?
R. Era dividido em condados, governados por homens de confiança de Carlos Magno. Os condes eram responsáveis pela execução das ordens imperiais, arrecadação de impostos e aplicação da justiça, além disso, podiam nomear auxiliares: os viscondes.
Os ducados (territórios livres da administração dos condes) tinham autonomia jurídica.
Nas fronteiras (marcas), eram nomeados lideres militares, os marqueses.
O contato com o poder imperial e a fiscalização do cumprimento das ordens do imperador, era mantido pelos “missi domici”