Celulas
O nosso organismo possui dois tipos de célula: procarionte (sem envoltório nuclear e eucarionte ( com envoltório nuclear). A célula eucarionte tem uma organização mais complexa com estruturas chamadas organelas. Essas organelas desenvolvem funções distintas como: liberar energia, auxiliar na síntese de proteínas e lipídeos e no transporte de intracelular. O complexo de golgi tem uma grande importância pois é uma organela que realiza múltiplas funções, sendo importante na separação e endereçamento das moléculas sintetizadas. No fim cada uma das organelas exercendo suas funções contribuem na produção das características de vida associada com a célula.
A estrutura que atua como cérebro da célula, ou seja, o núcleo é subdividido em carioteca, cariolinfa, cromatina e nucléolos. Tem grande importância no controle de expressão genética durante o ciclo celular.
Os organismos estão em constante divisão celular, sendo que há dois tipos de divisão celular: mitose e meiose. Onde cada divisão possui sua subdivisão especifica, no caso a mitose ocorre em 4 fases e em uma etapa, o que a difere da meiose, pois na meiose a divisão celular ocorre em 2 etapas sendo um pouco mais complexo. Essas divisões celulares possuem funções especificas como auxiliar na multiplicação de organismos e manter constante o numero de cromossomos.
Organelas celulares eucarioto
A célula eucariótica, é considerada a célula verdadeira, devido à complexidade de um desenvolvido sistema de membrana, apresenta em seu interior uma dinâmica estrutural compartimentada, ou seja, uma divisão de funções metabólicas entre as organelas citoplasmáticas: retículo endoplasmático liso e rugoso (RER), mitocôndrias, organoplastos, lisossomos, peroxissomo e complexo de golgi.
Algo importante do aspecto evolutivo das células eucarióticas é a individualização de um núcleo ou carioteca, delimitado por membrana nuclear ou cariomembrana, restringindo em seu interior o