celulas
Membrana plasmática ou celular – separa a parte interna do extracelular – tem permeabilidade seletiva – seleciona o que entra e sai da célula. Película fina que envolve a célula. O oxigênio e o gás carbônico circulam livremente sem gastar energia em outros casos as proteínas transportadoras trazem substancias para as células.
Citoplasma – toda porção entre a membrana plasmática e o núcleo – É a maior porção da célula, gelatinoso (citosol), onde ficam as organelas celulares que desempenham funções vitais como digestão, respiração, excreção e circulação. O que em abundancia é a água. Organelas importantes:
MITOCONDRIAS = responsável pela respiração e permite a célula obter energia. Para a respiração celular elas gostam do açúcar queimando a glicose e produzindo energia. Equação da respiração celular: Glicose + gás oxigênio - gás carbônico + água + energia
RIBOSSOMOS e produção de proteínas - os ribossomos são responsáveis pela produção de proteínas. Aparecem isolados ou presos ao retículo endoplasmáticos
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICOS – É a distribuição de substâncias – São canais e bolsas achatadas. Tem funções de transportar e distribuir substâncias no interior da célula. Podem ou não conter ribossomos.
COMPLEXO DE GOLGIE e armazenamento – armazena as proteínas produzidas nas células e poderão ser usadas depois pelo organismo.
LISOSSOMOS e digestão celular – organelas necessárias para a digestão. Quando a célula engloba um alimento os lisossomos se dirigem até ela e soltam um suco digestório.
CENTRÌOLOS e divisão
Núcleo – onde contém o material genético e regulação das atividades celulares