celulas
Bactérias são micro-organismos unicelulares e procariontes que podem viver isoladamente ou constituir agrupamentos coloniais. A célula bacteriana é formada pelos quatro componentes fundamentais de qualquer célula: hialoplasma, ribossomos, cromatina e membrana esquelética de natureza não celulósica. Além disso, é comum a ocorrência de material genético (DNA) não ligado ao cromossomo espalhado pelo hialoplasma- são os plasmídeos. Algumas espécies de bactérias possuem externamente a membrana esquelética outro envoltório, mucilaginoso, chamado de cápsula. É o caso dos pneumococos.
(ARMENIO,UZUNIAN;CALDINI,NELSON,JUNIOR, pagina 95, vol.2, Anglo: livro-texto. São Paulo, 2008.)
Estrutura da Célula Bacteriana
Nucleoide: É a região na qual se concentra o material genético da bactéria, ou seja, uma molécula circular de DNA. Não há um envoltório separando o DNA do citoplasma.
Membrana celular: É semelhante a das células eucarióticas, mas desprovida de colesterol.
Parede bacteriana: É constituída por polissacarídeos bastante complexos e protege a bactéria, mantendo a pressão osmótica e prevenindo expansão e eventual rompimento da célula.
Citoplasma: Nele ocorrem as reações químicas necessárias a manutenção da vida da bactéria.
Ribossomos: São menores que os das células eucarióticas e também responsáveis pela síntese de proteínas.
Plasmídios: Compostos por DNA extra-cromossômico, usualmente presentes em cópias e frequentemente codificam fatores de virulência e fatores de resistência a antibióticos.
Flagelos: confere movimento à célula e é formado de uma estrutura basal, um gancho e um longo filamento externo à membrana. O filamento é composto de um único tipo de proteína chamado de flagelina.
Pili: Variam entre espécies, que são classificados como filamentos de proteínas que se projetam da célula, e são usados para fixação.
Cápsula: É uma camada que circunda a célula bacteriana externamente a parede celular, que tem como função proteção