Celulas Tronco Como Se Obter sem Ifrigir conceitos eticos
37704 palavras
151 páginas
CÉLULAS TRONCOS UNIVERSIDADE PAULISTA
CÉLULAS TRONCOS
Trabalho de conclusão de curso para obtenção do titulo de graduação Em
Bioética apresentado a Universidade
Paulista – Unip
Orientado Prof° Flavio Burati
SÃO PAULO
2014
UNIVERSIDADE PAULISTA
CÉLULAS TRONCOS
Trabalho de conclusão de curso para obtenção do titulo de graduação em Bioética apresentado a Universidade Paulista - Unip
Orientado Prof° Flavio Borati
Aprovado em:
________________________________/_____/____
Prof° Flavio Burati
Universidade Paulista - UNIP
INTRODUÇÃO
O uso de embriões para pesquisas é um dos temas mais complicados da Bioética, pois envolve o estágio inicial da vida, daí a posição de quase todas as crenças religiosas no sentido de condenar essa nova abordagem.
Recentes avanços nas pesquisas com células-tronco têm proporcionado grande entusiasmo aos pesquisadores quanto à perspectiva de sucesso no tratamento de algumas enfermidades,como a cura para alguns tipos de câncer e doenças degenerativas; possibilidade de que pessoas paraplégicas possam voltar a andar,cura para o mal de Alzheimer.O que parece ser impossível,para os cientista está o mais próximo que se pode imaginar.
O problema, é que para extrair a célula-tronco, o embrião é destruído. Essa é chave da questão que têm levantado debates não só na comunidade científica, mas principalmente nos setores religiosos.Para os grupos religiosos as pesquisas com células troncos pode ser considerado um assassinato.
Células Tronco
As células-tronco são células com a capacidade de se transformar (diferenciar) em qualquer célula especializada do corpo, ou seja, células características de uma mesma linhagem. Elas são capazes de se renovar por meio da divisão celular mesmo após longos períodos de inatividade e induzidas a Diferente de outras células do corpo, como as células musculares, do sangue ou do cérebro, que normalmente não se reproduzem, células-tronco podem se replicar