CELULA VEGETAL, ORGANELAS, CITOESQUELETO
1358 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSOCAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
BACHARELADO EM ENHENHARIA FLORESTAL
BEATRIZ APARECIDA MIOTTO DE SOUZA
TECNICAS DE MICROSCOPIA
RELATORIO DE AULA PRÁTICA I
SINOP/ MT
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
BACHARELADO EM ENGENHARIA FLORESTAL
BEATRIZ APARECIDA MIOTTO DE SOUZA
TECNICAS DE MICROSCOPIA
RELATORIO DE AULA PRATICA I
Relatório apresentado a UFMT Universidade Federal de Mato Grosso-Campus de Sinop, Curso de Engenharia Florestal-1º Semestre Integral, como forma de avaliação das aulas práticas da Disciplina de Citologia.
Prof. Drª Flávia Barbosa
SINOP/ MT
2014
1. INTRODUÇÃO
O microscópio é um instrumento que permite a observação de estruturas não perspectiveis a olho nu, tais como a célula, fungos, bactérias e etc. O microscópio óptico é formado basicamente de uma parte mecânica e uma óptica. A mecânica é composta por base, braço, canhão, revolver, mesa ou platina, botão macroscópico e microscópio e um charriot. A óptica é dividida em dois componentes, sendo um sistema de iluminação formado por fonte luminosa, condensador e diafragma e um sistema de ampliação formado pelas quatro objetivas (4x ou 5x, 10x ou 20x, 40x e 100x) e as oculares.
O microscópio é o mais importante instrumento no estudo da biologia celular. A microscopia óptica, ou de luz, permite que enxerguemos estruturas de observação impossível a olho nu, através da incidência de luz, e de lentes objetivas que promovem um aumento de até 1000x.
Acredita-se que o microscópio foi inventado em 1591 por Zackarias Janssen e seu pai, Hans Janssen dois holandeses fabricantes de óculos. Eles descobriram que duas lentes de vidro, montadas apropriadamente nas extremidades de um tubo, ampliavam as imagens e permitiam