junta de dilatação
Um desafio lançado para nós alunos do curso de Engenharia Elétrica do 3ª semestre pela Universidade Nove Julho, calcular dilatação de um determinado material, e encontrar solução para esse material não entre em choque (Junta de dilatação). A equipe determinou solucionar a dilatação do concreto.
Nesse projeto mostra o desafio da engenharia, promove a integração das disciplinas do curso e promove ainda um maior estreitamento entre alunos e professores e colocar os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula, em prática.
Para a construção do projeto foi necessário aprofundar os estudos em alguns assuntos. O capitulo I descreve a teoria sobre Dilatação, Propagação de calor, Ligações Química, Método de Newton – Rapson e cálculos de incertezas. O capítulo II relata por que a equipe definiu utilizar o material EPS, e apresenta os cálculos do projeto. No final descreve todos os resultados adquiridos.
RESUMO
O trabalho consiste em um projeto, no qual se busca uma solução para a dilatação que ocorrem em construções civis, como por exemplo, as juntas.
Para solucionar a falha de dilatação do concreto, composto de cimento, área, pedra e água, foi realizada pesquisa sobre um determinado material a ser utilizado como o EPS, que consiste em um plástico celular rígido, que é um material de composição química (reação de estireno em água),
Para explicar todo o processo de dilatação que ocorre ao longo do tempo em determinadas construções, isto se dá devido à temperatura elevada, ou duração de certa força mecânica que é submetido.
Através da pesquisa encontrou- se o EPS para erradicar o problema, por não apresentar praticamente limitação em relação à baixa e alta temperatura.
Toda essa construção foi proposta com o objetivo de colocarmos em prática todo conhecimento adquirido durante o curso, a fim de nos proporcionar conhecimento, perante as dificuldades surgidas durante o processo de pesquisa.