Ceia
TEMA
Ceia
TEXTO
(I Corintios 11:23-29) - Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR.
TÍTULO
Renovação de aliança.
INTRODUÇÃO
A ceia do Senhor Jesus é um memorial que nos traz a lembrança o sacrifício Dele por nós. Jesus consagra o cálice com o vinho que representa o seu sangue, sangue este que nos purifica de tudo o pecado e este mesmo também representa uma nova aliança.
DIVISÕES
1º- O sacrifício do Senhor (Isaías 53:5-6) - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
2º- Perdão de pecados (Salmos 32:1) - BEM-AVENTURADO aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.
3º- Nova aliança (Jeremias 31:33) - Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
CONCLUSÃO
Devemos sempre lembrar do