Cefaleia
Um dos grandes problemas públicos relacionados a saúde é a cefaleia. Vários são os casos relatados aos médicos, e muitas das vezes as causas são desconhecidas (REFERÊNCIA).
Vários são os tipos de cefaleia, a qual pode ser classificada em: Cefaléias primárias, secundárias, explosivas, agudas, subagudas, crônicas, tensional episódica, tensional crônica e em salvas. Continuar o parágrafo explicando cada uma delas! e sua classificação se divide por, Cefaleias Primarias conhecidas como Enxaquecas (Migrânea). Cefaleias Secundarias, causadas por uma agressão ao organismo. Cefaleias Explosivas surgem em segundos e podendo chegar a dor máxima em um curto tempo. Cefaleia aguda, a dor é atingida rápida. Cefaleia subaguda ocorre em dias até meses. Cefaleia crônica, meses ou anos persistindo podendo desaparecer e depois retornar. Cefaleia do tipo tensional episódica e cefaleia do tipo tensional crônica. Cefaleia em salvas que pode levar a uma dor moderada a intensa afetando mais homens (particularmente e fumantes) do que mulheres.
Speciali,José Geraldo; Medicina Ribeirão Preto. Out/ dez. 1997, Classificação das Cefaleias.
Enxaquecas e cefaleia do tipo tensional são as formas mais comuns de cefaleia que podem durar pela vida toda em alguns pacientes. A enxaqueca pode começar na adolescência se expandido pela vida toda. São mais freqüentes em mulheres do que em homens. Inserir este parágrafo no momento em que for explicar o tipo tensional!
Na maioria das vezes, as cefaleias são tratadas por analgésicos simples e/ou associados. No entanto, também podem ser utilizados triptanos, benzodiazepínicos, análogos da ergotamina, barbitúricos e cafeína (REFERÊNCIAS)
O uso dos MIP´s ( medicamentos isentos de prescrição) pode levar o individuo a começar ter cefaleia por uso excessivo destes, e na maioria das vezes são os mais usados pelo fato da automedicação. Levando em conta que medicamentos que não são para profilaxia de cefaleia, ou interações de medicamentos , podem