Cedro
PROCEDÊNCIA
O material lenhoso para os estudos tecnológicos foi obtido no Estado de São Paulo, na alta Sorocabana, município de Cândido Mota e , ainda, do norte do Estado do Paraná e Vale do Itajaí, Estado de Santa Catarina.
ZONAS DE MAIOR OCORRÊNCIA
O gênero Cedrela em nosso País, segundo os mais recentes trabalhos, é representado por várias espécies, sendo, porém, 3 as principais: C. odorata L., comum na floresta amazônica, em terra firme em várzeas altas, estendendo-se até o norte do Estado do Espírito Santo; C. angustifólia S. & Moc. em florestas úmidas da região costeira, desde o Estado do Espírito Santo até o sul do País e, finalmente , C. fissilis Vell., em matas do interior, desde o estado de Minas gerais até o Rio Grande do Sul.
Devido a grande diversificação nas aplicações da madeira de CEDRO, torna-se uma das mais importantes em nosso País.
As suas madeiras, semelhantes quanto ao aspecto e estrutura anatômica, são indistintamente conhecida em todo País por CEDRO e, dependendo da cor castanha que as caracterizaram ser mais ou menos acentuada, por CEDRO-ROSA, CEDRO-VERMELHO, CEDRO-BRANCO,etc.
No comércio internacional, as madeiras de Cedrela são conhecidas por CEDAR, CEDRE, CEDRO etc.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Madeira leve; cerne variando do bege-rosado-escuro ou castanho-claro-rosado, mais ou menos intenso, até ao castanho-avermelhado; textura grossa; grã direita ou ligeiramente ondulada, superfície lustrosa e com reflexos dourado; cheiro característico, agradável, bem pronunciados em algumas amostras, quase ausentes em outras; gosto ligeiramente amargo.
PROPRIEDADES FÍSICAS* / PHYSICAL PROPERTIES*
Classificação
Classification
Massa específica aparente ( Densidade ) a 15% de umidade (g/cm3) / weight density at 15%m.c.(g/cm3)
0,53 Leve Contrações (%
(do p.s.f. até 0% deumidade)
Shrinkage(%)
( from f.s.p. to 0% m.c.)
Radial 4,0 Média
Tangencial / Tangential 6,2