Ceara
Possui uma área total de 148.825,6 km², o que equivale a 9,57% da área pertencente à região Nordeste e 1,74% da área do Brasil. Desta maneira, o Estado do Ceará tem a quarta extensão territorial da região Nordeste e é o 17º entre os estados brasileiros em termos de superfície territorial.
Com relação à divisão político-administrativa, o Estado é composto por 184 municípios e 806 distritos. Adotou-se o sistema de regionalização dos municípios feita pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) compondo-se de 8 microrregiões e macrorregiões de planejamento e 20 regiões administrativas.
O Ceará possui uma população de mais de 8 milhões de pessoas, sendo que 75% delas vivem em áreas urbanas. Com um Produto Interno Bruto (PIB) calculado em mais de R$ 45 bilhões de reais, o Ceará também possui a segunda maior economia da Região Nordeste do Brasil. Com fortes atrativos turísticos, contando com mais de 2 milhões de visitantes por ano, o setor de serviços é o que compreende a maior parte da riqueza gerada no Ceará: 70,91%. O setor da indústria gera outros 23,07% da riqueza e a agropecuária 6,02%.
Começa-se a registrar história desse estado com a criação da "Capitania do Siará", doada em 1535 a Antonio Cardoso de Barros. Em 1603, uma expedição comandada pelo açoriano Pêro Coelho de Souza fundou na região a colônia denominada Nova Luzitânia.
O Ceará fez parte do Estado do Maranhão e Grão-Pará em 1621. Foi ainda invadido duas vezes, em 1637 e 1649, pelos holandeses que ocupavam a região onde hoje se encontra o Estado de Pernambuco, mantendo-se a ele subordinado até conquistar sua autonomia em 1799. O desenvolvimento da pecuária em Pernambuco e na Bahia levou criadores a ocuparem o interior do Ceará. As vilas foram se formando junto às