CDE 0604
Pré-escolar I
Pré-escolar I compreende o período entre 2 a 4 anos de idade. Nessa faixa ocorre um aperfeiçoamento dos movimentos ligados à locomoção e à coordenação motora, bem como o aprimoramento da linguagem, o surgimento da função simbólica e o incremento das relações interpessoais.
Pré-escolar I: aos 2 anos
Fase de aperfeiçoamento da locomoção e da coordenação motora.
A criança passa a contar com a possibilidade de representar as ações e os fatos da vida dela, ao manifestá-las por meio da construção da imagem mental, imitação diferida (na ausência do objeto imitado), jogo simbólico, linguagem e desenho (funções simbólicas).
Motor: corre, sobe e desce escadas, sobe nos móveis, salta, pula e chuta.
Adaptativo: torre de 7 cubos, rabisca círculos, imita linhas horizontais.
Linguagem: põe 3 palavras em conjunto. Social: manipula bem a colher, ajuda a se despir, ouve histórias com figuras.
Pré-escolar I: aos 2 anos e 6 meses
Motor: sobe e desce escadas alternando os pés.
Adaptativo: torre de 9 cubos, risca linhas verticais e horizontais, forma figura fechada. Linguagem: refere a si mesmo como “eu”, sabe seu nome completo. Social: ajuda a arrumar as coisas, tenta brincar.
Pré-escolar I: aos 3 anos
Fase de aprimoramento das habilidades motoras e de aperfeiçoamento da linguagem. A criança busca certa independência nas relações interpessoais revelando pequena dose de autonomia.
Motor: anda sobre a ponta dos pés, anda de velocípede, agarra uma bola a um metro de distância e é capaz de comer sozinha com uma colher ou um garfo.
Adaptativo: copia figuras geométricas simples e constrói uma torre com nove cubos ou mais.
Linguagem: sabe a idade e o sexo
( linguagem mais elaborada), contra três objetos e repete três números.
Vigilância do Desenvolvimento
Infantil
Caso 4
Deivid tem 1 ano e 6 meses. A mãe está preocupada porque ele ainda não anda sozinho, não bate palmas, nem dá ‘tchau’. Ainda não forma frases, mas