cccccccccccc
Entrar
Central de Atualidades
Política
Reportagens
O Brasil em pauta : corrupção
A corrupção em outros países
Já percebemos que a corrupção não é uma exclusividade do Brasil. Mas como será que esse mal que atinge as sociedades e retira o dinheiro de investimentos fundamentais, como a educação e a área social, é combatido em outros países? Vamos conhecer dois casos, o italiano e o chileno, considerados um sucesso no combate à corrupção ao longo da década de 1990.
A Itália e a Operação Mãos Limpas
No início dos anos 90, a Itália foi varrida por duas grandes operações policiais que envolveram a justiça e parte da classe política: a Força Tarefa Antimáfia e a Operação Mãos Limpas. A primeira buscou investigar e combater a Camorra, máfia que agia em Palermo e Nápoles; e a segunda, lutar contra o que no Brasil chamamos de “crime do colarinho branco” e que envolve a “lavagem de dinheiro”, seja de mafiosos, empresários ou funcionários públicos.
Liderada pelo juiz Antonio Di Pietro, a Operação Mãos Limpas teve início com uma denúncia realizada por um pequeno empresário da área de limpeza que prestava serviços à cidade de Milão, que, cansado de pagar propina para ganhar a conta do asilo da cidade, resolveu denunciar tal prática. Decidido a não pagar suborno, fez um acordo com o desconhecido Antonio Di Pietro, então um procurador de justiça. A partir desse contato, foi armado um esquema que envolveu gravadores, cédulas marcadas e, é claro, policiais. A confirmação do ato de corrupção explodiu como uma bomba na Itália, pois envolvia valores cobrados dos empresários e queriam financiar campanhas políticas do Partido da Democracia Cristã e do Partido Socialista, que há anos ocupavam o poder na Itália.
A partir de 1992, quando isso ocorreu, a Itália viveu uma verdadeira enxurrada de denúncias: centenas de pessoas presas e suicídio de empresários corruptos, funcionários públicos e políticos. Os juízes que investigavam as denúncias precisavam