caça a ciencia
Curso: Licenciatura em Matemática
Turma: 2013.1 Turno: Noite
Componente curricular: pratica pedagógica no ensino de matemática I
Professor: José Roberto Costa Junior
RESENHA CRITICA SOBRE: ERROS E ESTRATÉGIAS DO ALUNO NA MATEMÁTICA CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO AVALIATIVO.
A avaliação sempre foi um desafio aos professores. Turmas lotadas dificultam uma observação detalhada do saber dos alunos, assim, acaba-se praticando uma forma de avaliação, por meio de instrumentos avaliativos que tornem menos complexas as interpretações que os educadores fazem das informações coletadas pelas provas e testes. Mas, a avaliação acaba tornando-se um instrumento de medição e classificação, sem introduzir-se nos problemas de ensino-aprendizagem que tais instrumentos podem mostrar.
Portanto, este estudo aborda a questão dos erros e as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas, focando as contribuições para o processo avaliativo, tanto do aluno quanto da ação pedagógica. As notas baixas nas provas, a falta de participações em sala de aula ou até mesmo determinadas atitudes que os alunos tomam ou deixam de tomar, podem ter razões que a simples aplicação de testes ou trabalhos por si sós não revela, por isso que nesse estudo estaremos buscando contribuições na função diagnóstica da avaliação. A escola na atualidade vem sendo desafiada a superar-se com relação ao seu papel sócio-pedagógico, pois a questão qualitativa do processo educativo, tão apregoado em debates educacionais, ainda cede lugar ao quantitativo, sobretudo na avaliação da aprendizagem escolar, na qual é tida mais como exame do que como uma forma de interpretação do desenvolvimento do educando.
Em um mundo de rápidas transformações, devidas aos avanços tecnológicos, que provocam mudanças nas relações de trabalho e nas formas de construir conhecimento, a Matemática, como disciplina escolar, necessita superar