Causas e consequências das drogas
INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA – IQB
QUIMICA LICENCIATURA – NOTURNO
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DAS DROGAS
MACEIÓ 2012
ÍNDICE
INTRODUÇÃO………………………………………………………………
DROGAS NATURAIS………………………………………………………
DROGAS SINTETICAS……………………………………………………
CAUSAS DA DEPENDÊNCIA……………………………………………
CONSEQUÊNCIAS…………………………………………………………
SOLUÇÕES……………………………………………………………………
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS……………………………………
INTRODUÇÃO
Drogas são todas as substâncias, naturais ou não, que modificam as funções normais de um organismo, estas denominadas também de entorpecentes ou narcóticos, são produzidas em laboratórios ou a partir de plantas. As drogas provenientes de laboratórios são sintéticas e as provenientes de plantas por sua vez são naturais. O uso da maioria dessas drogas causa dependência química ou psicológica, a tentativa de abandonar as drogas pode causar a síndrome de abstinência, que são reações do organismo à falta da droga. Quando usada em grandes quantidades pode causar overdose e levar à morte.
DROGAS NATURAIS
A droga natural é produzida a partir de plantas, no qual é feita extrações através de vários processos. Embora seja natural, ela contém produtos químicos, pois qualquer droga é definida por uma estrutura química específica, onde a diferença surge na obtenção da determinada droga, que pode ser através de extrações de plantas ou síntese de laboratório.
As drogas naturais são: * Maconha: A planta da maconha (Figura 1) contém mais de 400 substâncias químicas, das quais 60 se classificam na categoria dos canabinoides, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde. É consumida por meio de um enrolado de papel contendo a substância e é bastante popular. É feita a partir da planta Cannabis sativa. Existe a variação chamada Skunk, com um teor de THC (tetra-hidrocarbinol) bastante elevado, bem como o Haxixe (resina concentrada).
Figura 1: Folha da Maconha Figura 2: Estrutura Química do THC
* Ópio: O