causas de iinsonia nos primeiros anos de vida
431 palavras
2 páginas
NÃO ALTERADO/MODIFICADO/REFEITOCausas de insônia nos primeiros anos de vida e repercussão nas mães: atualização
Estudos apontam que a insônia comportamental da criança frequente em 10 e 30% da população do gênero esta ligada a depressão puerperal da mãe podendo possuir ligação na relação pouco sadia entre mãe-bebe. Na fase de inicio de vida da criança ela necessita de condições biológicas corretas para consolidar o sono no período noturno, e para que estas condições estejam apropriadas é necessário ser evitado certos hábitos pelos pais.
A insônia infantil acomete cerca de 10 e 30% das crianças e se apresenta de 2 formas: por associação na qual o bebe se acostuma a dormir apenas com alguma condição, como por ex ser embalado e a insônia por dificuldades de imposições de limites na qual os cuidados impõe poucos limites. Os recém nascidos possuem 3 tipos de sono REM NREM e indeterminado, em idades posteriores apenas REM e NREM e com o aumento da idade diminui a quantidade.
Em torno de 3 a 2 meses as crianças se tornam mais sensíveis ao ambiente e consolidam se as horas de sono na noite. Com essas transformações trazendo maturação do sistema nervoso porem com variação de sono podendo ser motivo de queixa da família.
Ligados ao distúrbio do sono podem estar associados a cólica, comportamento dos pais ao acostumar a criança em dado comportamento como embalar.
O circulo circachiano responsável pela resposta a luz do bebe se desenvolve desde o período pre natal mas tende a se desenvolver com o tempo. O leite materno é um facilitador de sono.
É um estudo feito com 799 crianças foi apontado que crianças com insônia pode estar relacionado com acidentes não intencionados pois por causa do cansaso ficam menos atentos assim como os pais que supervisionam com menos atenção.
Disturbios de origem orgânica também podem afetar o sono infantil como doenças alergia e refluxo.
Há um tratamento medicamentoso porem segundo Mindell et al esse tratamento não é uma