Atps Morfologia
CURSO DE LETRAS
MORFOLOGIA
Alex Willian Silva Viana/RA: 6787366334
Jaqueline Maria Rabelo Barbosa/RA: 6788416690
Diana Pereira de Almeida Oliveira/RA: 6814017750
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Atividade solicitada e supervisionada pelo professor: Fábio Pereira Couto.
Valparaíso de Goiás, 02 de outubro de 2014.
Introdução
Para entendermos o processo de formação de palavras é preciso estar apto aos conhecimentos sobre o que são palavras primitivas, derivadas, derivação, composição e os tipos de derivação. Nos slides em anexo apresentaremos explicações sobre os elementos que compõem as palavras e seus principais processos de formação, a seguir enfatizaremos sobre o capitulo do livro-texto “ Formação e classes de palavras no português do Brasil” de Margarida Basilio, “Derivação e mudança de classe: formação de substantivos”, apresentando como se dá o processo de formação de substantivos a partir de verbos, utilizando o sufixo –dor como canal de mudança de uma classe para a outra e as principais motivações para formação de substantivos a partir de verbos.
Processo de formação de palavras
Como já vimos, a mudança de uma classe de palavra para outra é feita por meio do processo de derivação. A palavra ligador se tornou um substantivo porque derivou-se da palavra ligar que é um verbo, ou seja :
LIGAR + DOR verbo sufixo
Foi preciso utilizar o sufixo -dor formador de substantivos a partir de verbos para esse processo de formação de nomes de agente acontecer, atendendo a função semântica e tendo o aproveitamento do verbo para denotar seres.
A autora Margarida Basilio explica sobre o porquê do acontecimento desse processo no capitulo “Derivação e mudança de classe: padrões gerais e motivações” do livro-texto Formação e classes de palavras no português do Brasil:
“Vejamos, por outro lado, o caso dos chamados “nomes de