Catástrofe em Santa Catarina 2008
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
CATÁSTROFE EM SANTA CATARINA 2008
Professora:
Nova Venécia-ES, novembro 2012
Catástrofe em Santa Catarina 2008
O que foi?
Uma grande tragédia onde famílias perderam tudo o que tinham, o que foi completamente conquistado com seu trabalho, porém pode ser reconstruído. E outras famílias inteiras perderam o que tinham de mais precioso: a vida.
Quando aconteceu?
Em novembro de 2008, quando o período de chuvas aumenta ainda mais ocorrem grandes enchentes no estado de Santa Catarina.
Santa Catarina sofria com a maior tragédia registrada no estado, provocada por chuvas freqüentes que duraram cerca de três meses, e que atingiu mais de 2 milhões de catarinenses.
Quais conseqüências provocaram?
Essa tragédia afetou mais de 60 cidades, milhões de pessoas, mais de 15 mil desabrigados ou por que perderam suas casas, ou por que foi obrigados sair delas por estarem em locais perigosos e com risco de deslizamentos. O número oficial de óbitos foi de 135 pessoas, com a principal causa por soterramento: 97%. Entre os desalojados e desabrigados foram 78 mil pessoas.De acordo a Defesa Civil Estadual, um terço do território catarinense foi atingidos pelas chuvas: 63 municípios catarinenses decretaram Situação de Emergência e 14 decretaram Estado de Calamidade Pública.
Os danos foram incalculáveis. Mais de 23 rodovias estaduais foram danificadas, além das estradas federais. O turismo, as indústrias, agropecuária, as pequenas e microempresas, o comércio, os abastecimentos de água, luz e gás também foram prejudicadas.
Qual foi a ênfase dada pelos veículos de comunicação?
O Governo do Estado instalou uma estrutura completa de atendimento aos atingidos, além de atendimento à imprensa. Na sede da Defesa Civil, uma central de comunicação com linha telefônica, computadores e internet, foi implantada para o uso dos jornalista de diferentes veículos que