Catástofes naturais
551 palavras
3 páginas
Catástrofes naturaisAngra dos Reis, Brasil
Trabalho elaborado por:
Ana Sofia Ramalhete, aluna 21001202
Maria Jose Silva, aluna 21005201
Trabalho elaborado por:
Ana Sofia Ramalhete, aluna 21001202
Maria Jose Silva, aluna 21005201
Tendo em conta a elaboração deste trabalho, proposto para a disciplina de Ambiente Natural e Ordenamento do Território, iniciámo-lo elaborando uma pesquisa através da Internet sobre o tema por nós escolhidos, neste caso Catástrofes naturais no Brasil em 2010, com especial incidência nos morros em Angra dos Reis.
O Homem tem transformado a natureza, destruindo espécies animais e vegetais, desviando cursos de rios, cortando montanhas, amontoando toneladas de detritos no ar, na água e no solo.
A saúde e o bem-estar do Homem estão directamente relacionados com a qualidade do meio ambiente, isto é, com suas condições física, química e biológica.
Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo.
Um desastre natural é uma catástrofe que ocorre quando um evento físico perigoso tal (como uma erupção vulcânica, um terramoto, furacão, inundações etc.) provoca destruição material, perdas de vida humanas e alterações na superfície terrestre.
Muitas catástrofes naturais são provocadas pela dinâmica interna da terra, estando a maioria associada a condições atmosféricas específicas.
No entanto as chuvas não são a única causa para o deslizamento de encostas, a falta de planeamento urbano, a remoção da vegetação, a ocupação de áreas de riscos e a ausência de fiscalização estão na base do problema. Como exemplo, neste nosso trabalho, temos a encosta de Angra dos Reis em que a ocupação humana e o corte da vegetação deixam o solo mais suscetível à infiltração da água, podemos assim considerar este local com um nivel de perigosidade elevado.
Os deslizamentos em encostas e morros urbanos estão a ocorrer de forma preocupante e pela sua frequência nestes últimos anos.
Há que