CATPES –Clínica de Aplicação de Testes Psicotécnicos e estudos para Trânsito Seguro
1668 palavras
7 páginas
CATPES –Clínica de Aplicação de TestesPsicotécnicos e estudos para Trânsito Seguro
Departamento de Estudos do Trânsito da CATPES
Projeto:Atitude para um trânsito sóbrio
Identificação Programa: Atitude para um trânsito sóbrio Instituição Proponente: Campanha com expositores em universidades que possam interessar para a semana de trânsito que acontece em 18/09/2014 á 25/09/2014 . Instituição Executora :CATPES – Clínica de Aplicação de Testes Psicotécnicos e estudos para Trânsito Seguro
Responsável pela instituição executora : Marcelo Morishita
Endereço: Av: Jundiai, 909- Perdizes- São Paulo/SP, Tel: (11) 2589-3000 Justificativa
Hoje em dia, dificilmente, as pessoas desconhecem os riscos, tanto para si quanto para os outros, de ingerir bebida alcoólica e conduzir um automóvel . Dificilmente, elas também desconhecem que este comportamento é uma infração ao código de trânsito. Caso seja pego numa fiscalização, o motorista alcoolizado terá uma grande dor de cabeça, pela ressaca física ou moral, pela perda de tempo e pelos custos financeiros – pois é autuado pelo art. de trânsito 165 onde a infração é gravíssima penalidade - multa (dez vezes ) atualmente de R$ 1 .915,40 , suspensão do direito de dirigir por doze meses,( na reincidência , em doze meses , cassação do documento art. 263,II , e no ato retenção do veículo até que chegue um condutor habilitado) e recolhimento da habilitação.
O consumo de álcool, mesmo em quantidades relativamente pequenas, aumenta consideravelmente o risco de envolvimento em acidentes de trânsito,(até mesmo um bombom de licor ) como atesta vasta literatura científica sobre o assunto. Além de provocar a deterioração de funções indispensáveis à segurança ao volante, como a visão e os reflexos, o álcool diminui também a capacidade de discernimento, estando em geral associado a outros comportamentos de alto risco, como excesso de velocidade e inobservância do uso de cinto de segurança.
Jovens vêem morrendo