Catedral De Bras Lia
Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, popularmente conhecida como Catedral de Brasilia, é a pedra fundamental do projeto. Projetada pelo Arquiteto Oscar Niemeyer em 12 de setembro de 1958. A catedral foi o primeiro monumento a ser criado na capital do Brasil, sendo concluída em 1960, junto com a inauguração de Brasília, 21 de abril de 1960.
O Engenheiro responsável pelo calculo estrutural da catedral foi Joaquim Cardozo, assim como dos demais edifícios projetados por Niemeyer. Em 1968, com o auxílio do escultor Dante Croce, foram produzidas as quatro esculturas em bronze de 3 metros de altura, representando os 4 evangelistas, que ficam na praça de acesso a Catedral.
Após 12 de anos desde o lançamento da pedra fundamental, em 1970 foi oficialmente inaugurada pelo Cardeal D. Eugênio Salles, Delegado Pontifício do Papa Paulo VI, na solene Missa de encerramento do VIII Congresso Eucarístico Nacional do Brasil, primeiro realizado em Brasília.
Comtemplando o conjunto, há ainda um batistério e um campanário. O batistério em forma ovoide teve em suas paredes o painel em lajotas cerâmicas pintadas em 1977 por Athos Bulcão.
No Interior da Catedral
A Entrada
O corpo principal do Templo, isto é, a nave, situa-se três metros abaixo do nível da Esplanada dos Ministérios. Para acessá-la a partir do caminho ladeado pelos Evangelistas, segue-se por uma galeria em declive, desenhada por Oscar Niemeyer, com características significativas: um corredor estreito em relação às dimensões do Templo, piso negro e paredes de granito da mesma cor. É assim descrita pelo próprio arquiteto:“Eu criei uma galeria escura de modo que, quando a pessoa chegar à nave, tem um contraste de luz: olha e vê até os espaços infinitos; e o corpo da igreja, esplendorosamente transbordante de luz e cor”
O Corpo Principal
À saída do túnel escuro, que faz a aproximação exterior/interior, está a nave, corpo principal do Templo, lugar das celebrações. com capacidade para abrigar