CATATONIA INDUZIDA PELA MORFINA ANTAGONISTA
763 palavras
4 páginas
INTRODUÇÃONa aula prática foi realizado a indução da catatonia dos ratos, através da aplicação de doses de morfina. Após o animal entrar na fase de cataronia, ele foi observado e analisado. A turma foi dividida em 4 grupos, cada um sendo responsável em fazer a pratica em um rato, no caso, esse relatório terá comentário do procedimento feito nos ratos 1 e 2. Após o animal está em estado completamente catatônico, foi aplicada uma substância diferente em cada rato para reverter o quadro, as substancias foram: No Rato1 - solução de Naloxona 0,4mg/ml e no Rato 2 - solução de NaCl a 0,9%.
MATERIAL
Seringas de 1 ml e 3 ml
Agulha de 20x7
Barras de vidro para medir catatonia (a 15 cm do balcão)
Ratos de 300 - 350g
Solução de Morfina a 10mg/ml
Solução de NaCl a 0,9%
Solução de Naloxona 0,4mg/ml
PROCEDIMENTO
Para que fosse realizada a prática, foi necessário descobrir a quantidade de morfina que seria introduzida via intraperitoneal do rato, para isso foi feito uma regra de três simples, onde no Rato 1 foi administrado 41,28mg de morfina a 10mg/ml, sendo utilizado 5 ampolas da droga, sendo que a cada 10mg equivale a 1 ml, então foi administrado 4,2 ml. O Rato 2 foi administrado 37,20mg de morfina a 10mg/ml, sendo utilizado 4 ampolas da droga, sendo que a cada 10mg equivale a 1 ml, então foi administrado 3,72 ml.
Após 10 min, foi analisado que ambos os ratos já se encontravam em estado de catatonia. De 7 em 7 minutos, 10 minutos após a injeção, colocamos os animais com as patas anteriores apoiadas na barra de vidro a 15cm do balcão, colocamos também os ratos sentados sobre o balcão e na própria mão, sempre analisando o comportamento deles e eles sempre obedecendo as nossas orientações, observando que todos os sinais de catatonia já estavam presentes.
Após alguns minutos, analisando o comportamento dos ratos, foi pedido pelo professor que fosse injetado no Rato 1 - 1,5ml de Naloxona 0,4mg/ml e no Rato 2 - 1,5ml de NaCl a 0,9%. Após as injeções ele pediu para iniciar