catapora
Data: 25/04/14
Pró: Chris
Aluna: (o) Elaine Lopes, Adrielle lima, Ruan Arouca, Raquel Moreira
Série: 2° turma: G
Turno: Matutino Disciplina: Biologia Valor:3,0pontos.
Pesquisa sobre: catapora
Agente etiológico:
Varicela (popularmente conhecida no Brasil como catapora) é uma doença infecciosa aguda, comum na infância, altamente contagiosa, causada pelo vírus varicela-zóster, também conhecido como HHV3 (do inglês human herpes virus 3). O herpes-zóster é uma doença da secundária, decorrente de uma forma reincidente tardia dos vírus da varicela que permaneceu dormente nos gânglios nervosos. A varicela é mais comum em crianças, enquanto a herpes-zóster é mais comum em adultos e idosos.
Meio de transmissão:
A catapora é uma doença viral que se pega pelo ar ao inalar gotículas de saliva, tosse ou espirro do indivíduo infectado. E como o vírus da catapora pode permanecer no ar durante muitas horas o contato direto com o indivíduo contaminado deve ser evitado.
EX: O indivíduo com catapora sabendo ou não da doença pode espirrar ou tossir espalhando gotículas de saliva pelo ar. Se ele estiver no shopping ou cinema, por exemplo, todos os que inalarem aquele ar contaminado poderão desenvolver a doença se ainda não tiverem tido catapora antes.
Sintomas:
A maioria das crianças com catapora apresenta mal-estar, com sintomas como febre, dor de cabeça, dor de barriga ou perda de apetite de 1 a 2 dias antes das famosas erupções aparecerem. Esses sintomas duram de 2 a 4 dias após se manifestarem.uma criança comum chega a desenvolver de 250 a 500 bolhas que coçam sobre os pontinhos vermelhos na pele. As bolhas surgem inicialmente na face, no tronco ou no couro cabeludo e se proliferam a partir daí. Em geral, o surgimento de pequenas bolhas no couro cabeludo confirma o diagnóstico.
Um ou dois dias depois, as bolhas ficam acinzentadas e viram crostas. Enquanto isso, uma nova