setor de compras e suas funções
A famosa lei da oferta e da procura regula a relação entre a procura por um produto ou serviço - ou seja, a demanda que se tem dele e a oferta, que é aquantidade do produto disponível para comercialização. Observa-se que há sempre alguém querendo comprar e alguém desejando vender.
Quando o mercado apresenta muita oferta, o preço de um determinado produtoou serviço cai e, ao contrário, quando há muita procura os preços tendem a subir. De tal forma a lei da oferta e da procura também tem relação com o comportamento dos consumidores na hora de obterbens e serviços.
O Administrador deve prestar atenção tanto no ato de comprar como no de vender, pois da harmonia entre eles é que nasce o bom funcionamento da organização.
Funções do Setor deCompras
A atividade de comprar realizada corretamente, sem exageros ou limitações forçadas, é algo tão vital dentro de uma organização que, nas pequenas e médias empresas, quase sempre é o próprio donoquem cuida disso. Em alguns casos nas compras ele é assistido por um grupo de funcionários de sua confiança. A empresa crescendo a atividade de compras aumenta e exige uma equipe de profissionaisespecializados, o que acaba dando origem à formação de um departamento comercial ou setor de compras, no qual trabalham gerentes, compradores ou diretores de vendas, assistentes e auxiliares.
De umamaneira bastante ampla, e que demonstra que a função de compras não existe somente no momento da compra executada, mas que a mesma possui uma amplitude de analises e decisões, determinando ações quealcançam o ato final. A compra tem como objetivo: comprar certo, com qualidade, quantidades necessárias, no tempo requerido, nas melhores condições de preço e na fonte certa.
Para que estesobjetivos sejam atingidos, deve-se buscar alcançar as seguintes metas fundamentais:
1. Planejamento ou cronograma;
2. Atender o cronograma de produção, através do fornecimento continuo de materiais;