Catapora Ou Varicela
A Catapora, também conhecida como Varicela, é uma doença infecciosa aguda, altamente transmissível, causada pelo vírus varicela-zoster. Está classificada entre as afecções do tipo exantemáticas, aquelas que trazem como consequência erupções na pele.
A doença é mais comum em crianças entre um e 10 anos, porém pode ocorrer em pessoas suscetíveis - não imunes - de qualquer idade. Na maioria das vezes evolui sem consequências mais sérias, mas em pessoas com imunodeficiência ou em adultos, o quadro pode resultar numa manifestação hemorrágica grave, pneumonia e infecção bacteriana secundária, devido à contaminação das feridas da pele.
Em todo inverno observa-se um aumento do número de casos da doença, explicado pela permanência maior das crianças em ambientes fechados, como creches e salas de aula, além de salas de espera de consultórios. Por isso, a catapora é considerada uma doença endêmica e não epidêmica, como esclarece o Dr. Jacyr Pasternak, infectologista e presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE): "A varicela não nos pega de surpresa. Todo ano há um aumento do número de casos, sazonalmente". É previsto e esperado. Por isso mesmo ele recomenda: "Para evitá-la a melhor forma é a vacinação".
A infecção primária é manifestada como varicela (ou catapora) e resulta no vírus varicela zoster causa infecções primárias, latentes e recorrentes. A reativação da infecção latente causa o herpes zoster
O herpes zoster, devido à reativação do vírus varicela zoster latente, é incomum em crianças e não apresenta variação sazonal de incidência. O risco vitalício de herpes zoster para os indivíduos com histórico de varicela é de 10%-15%, e 75% dos casos ocorrem após os 45 anos de idade.
Todavia, o herpes zoster ocorre com mais frequência, e ocasionalmente várias vezes, podendo também ser mais grave, em crianças que recebem terapia imunossupressora para neoplasias malignas ou outras doenças, e nas