Variantes Linguisticos
"Pluralidade cultural", como a própria palavra "plural" diz, "mais do que um/uma", e juntamente à cultura podemos definir como: "mais do que uma cultura". Trata-se, portanto, das diferenças encontradas por diferentes países, grupos e/ou sociedades. Podemos citar como exemplo de pluralidade cultural a monogamia ("mono": um/uma; casamento entre duas pessoas; quando o indivíduo tem somente um parceiro) e a poligamia ("poli": consiste em vários; casamento entre várias pessoas; casamento quando o indivíduo tem vários parceiros). No Brasil, por exemplo, a cultura determina que somente a monogamia é permitida, já na África do Sul isto é bem comum. Então, com este exemplo citado, podemos ver a influência da cultura em seus países, grupos e/ou sociedades.
Com base no tema transversal "pluralidade cultural", abordaremos "A Fala e o Preconceito Linguístico" para o trabalho da disciplina de Comunicação e Expressão.
"O que esse tema tem a ver com a pluralidade cultural?"
"Língua: primeira manifestação cultural de qualquer sociedade. Expressão maior do ser humano, em diferentes maneiras: verbal e não-verbal; escrita e falada; culta e variante; musical e visual. Enfim, Língua Portuguesa, Língua Brasileira, língua estrangeira: sem ela, a sociedade não sobreviveria."
(Extraído de centraldasletras.blogspot.com.br/, em 24 de outubro de 2012, às 10h56).
Esta pequena definição do que é Língua explica o que ela de fato é e que ela está ligada diretamente à cultura.
Resolvemos abordar este tema pois é um assunto presente em nosso cotidiano embora não seja muito conhecido. Frequentemente ouvimos frases do tipo: "Você tem que aprender a falar.", "Eu não sei falar corretamente", "Eu não sei português", "Fulano fala errado.", dentre uma infinidade de frases parecidas, e, as pessoas que "sofrem desse mal" não são preconceituosas por querer, mas sim, porque a sociedade impôs isto, porém, isso não vem ao caso no momento, já