Catalisadores Em Autom Veis
A Função do Catalisador é converter componentes nocivos dos gases de escapamento em componentes inofensivos, é desenvolvido para trabalhar em sintonia com o sistema de alimentação de combustível dos automóveis, que em bom funcionamento são capazes de converter cerca de 98% dos gases poluentes e nocivos.
O Catalisador é formado por uma carcaça metálica Suporte Cerâmico: Substrato cerâmico poroso revestido de Óxido de Alumínio e com metais catalíticos ativos (Platina, paládio, cério e ródio). Cério: Possui a propriedade de armazenar o excesso de O² (oxigênio) produzido pela combustão de mistura pobre e liberá-lo quando a combustão encontra-se rica.Manta Expansiva: Função: Vedação, isolante térmico, fixação e proteção mecânica (vibrações e pancadas).
O Catalisador funciona transformando gases nocivos da queima de combustível (monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos) em derivados menos poluentes (vapor d’água, gás carbônico – como o que exalamos na respiração – e nitrogênio).
O catalisador ajuda a converter o monóxido de carbono em dióxido de carbono. Ele converte os hidrocarbonetos em dióxido de carbono e água. Converte, também, óxidos de nitrogênio em nitrogênio e oxigênio.
Os principais tipos de catalisadores são; Catalisadores de oxidação: metais como paládio (Pd) e platina (PT) em quantidades bem pequenas (para manter o catalisador com preço baixo) convertem os hidrocarbonetos da gasolina não queimada e o monóxido de carbono em dióxido de carbono e água.
Catalisadores de redução: metais como paládio (Pd) e ródio (Rh), também em quantidades bem pequenas, convertem o óxido de nitrogênio em nitrogênio e oxigênio. O óxido de nitrogênio contribui para a névoa fotoquímica, também conhecida por Smog.