CASOS PARTICULARES DE CÁLCULO ESTEQUIOMÉTRICO
Os Parâmetros Curriculares Nacionais 2000 apresentam como objetivo principal à reorganização curricular baseada na integração via interdisciplinaridade e contextualização, onde a aquisição do conhecimento é mais do que a simples memorização, e pressupõe habilidades cognitivas lógico-empíricas e lógico-formais. Alunos com diferentes histórias de vida podem desenvolver leituras ou perfis conceituais sobre fatos químicos, que poderão inferir nas habilidades cognitivas. O aprendizado deve ser conduzido levando-se em conta essas diferenças. As competências e habilidades cognitivas e afetivas desenvolvidas no ensino de Química deverão capacitar os alunos a tomarem suas próprias decisões em situações problemáticas, contribuindo assim para o desenvolvimento do educando como pessoa humana e como cidadão.
Nesta perspectiva, uma das mais recentes inovações na área de ensino de ciências e em particular no ensino da química tem sido o movimento Ciência - Tecnologia - Sociedade (CTS), que envolve os alunos em experiências e assuntos que são pertinentes e relevantes ao seu dia-a-dia, possibilitando a interligação com outras disciplinas, contribuindo para despertar o interesse e motivar o aprendizado. As atividades desenvolvidas de acordo com a concepção CTS geram situações onde há necessidade da aprendizagem de conceitos e habilidades básicas.
O enfoque da concepção CTS não é propriamente os conceitos científicos básicos, mas sim, os problemas reais que envolvem ciência e tecnologia, que por isso passam a ser considerados importantes pelo aluno. Os alunos são encorajados a identificar, analisar e aplicar conceitos científicos em situações reais, ou seja, problemas do seu cotidiano.
Nesta Concepção, o livro didático deve ser um recurso que tem uma importância crescente em um sistema de ensino massificado, para o qual é preciso assegurar um mínimo de qualidade. O livro deve abordar os conceitos da química a partir de fatos concretos, observáveis no cotidiano