casos concretos
São Paulo - O torcedor corintiano H.A.M., de 17 anos, confessou neste domingo ter sido o autor do disparo do sinalizador que provocou a morte do boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada na última quarta-feira, durante o jogo entre Corinthians e San José, em Oruro, na Bolívia. (O Estado de São Paulo, 24/02/2013)
A violência juvenil é um fenômeno mundial que preocupa as autoridades responsáveis. Observando o caso acima e outros similares e considerando a teoria de Èmile Durkheim, como podemos analisar a relação indivíduo/sociedade? A sociedade é todo o meio em que vive os indivíduos, na qual prevalece sobre eles impondo regras, costume e leis. Essas regras são todas crenças e todo comportamento constituído pela coletividade. Para Durkheim, o conflito existe basicamente pela anomia, isto é, pela ausência ou insuficiência da normatização das relações sociais, ou por falta de instituições que regulamente essas relações, com isso a violência só aumenta seja ela juvenil ou não.
Questão de múltipla escolha:
Em uma de suas obras fundamentais, As regras do método sociológico, publicada em 1895, Durkheim definiu com clareza o objeto da sociologia: os fatos sociais. Durkheim distingue 3 características dos fatos sociais, a primeira delas é a coerção social. O grau de coerção dos fatos social se torna evidente pelas sanções a que o indivíduo estará sujeito quando tenta se rebelar contra elas. As sanções podem ser:
A) Legais ou espontâneas. Correta
B) Legais ou ilegais.
C) Espontâneas ou ensaiadas.
D) Legais ou especiais.
E) Espontâneas ou individuais.
Questão discursiva:
Leia os versos da canção de Noel Rosa (http://youtu.be/cDNXg_KdTM0) e responda as perguntas apresentadas:
Positivismo (Noel Rosa)
A verdade, meu amor, mora num poço / É Pilatos lá na Bíblia quem nos diz
E também faleceu por seu pescoço / O autor da guilhotina de Paris
Vai, orgulhosa, querida / Mas aceita esta lição:
No