Casos concreto
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA - Frederick Taylor ( Ênfase na Tarefa)
TEORIA CLÁSSICA DA ADM- Henri Fayol (Ênfase na Estrutura Organizacional)
1- INTRODUÇÃO Ao longo do século XX surgiram várias teorias administrativas em resposta aos problemas organizacionais e empresariais mais relevantes de sua época.
A disciplina Teoria Geral da Administração (TGA) tem por objetivo apresentar uma visão geral das teorias administrativas e seus autores, de forma que possamos:
- compreender que os conceitos, propostas e abordagens atuais de administração estão fundamentalmente embasados nos princípios históricos da Administração;
- perceber a evolução do pensamento administrativo no que se refere à maneira como as empresas eram gerenciadas, a questão do trabalho, da tecnologia e da sociedade como um todo, que passa de um modelo industrial baseado na mão-de-obra, a outro modelo industrial baseado no conhecimento.
A complexidade do ambiente de negócios faz com que essas teorias se adaptem ou modifiquem suas abordagens com a finalidade de manterem sua utilidade e aplicação na atualidade.
Ao abordar a Teoria Geral da Administração, cabe ressaltar que a “administração” constitui uma atividade essencial, relevante e imperativa em uma sociedade fundamentada em cooperação mútua entre pessoas e organizações.
Vivemos em uma sociedade de organizações, cujo propósito é fornecer um produto (bem/ou serviço) para satisfazer as necessidades e os desejos dos seus clientes de forma lucrativa para a própria organização. As empresas distinguem-se das demais organizações uma vez que atuam na lógica das leis de mercado e são condicionadas por variáveis ambientais que interagem com seu desenvolvimento. Além