caso hopspital flor de liz
825 palavras
4 páginas
MBA EM GESTÃO DE SAÚDEPLANEJAMENTO FÍSICO HOSPITALAR
http://www.towrs.com/article/2582/Toronto-General-Hospital-R--Frr
Para atender uma exigência da população, o antigo Inamps comprou, em 1980, o prédio, que hoje abriga o hospital, de uma empresa privada. Este prédio foi construído para uma clínica de apoio e tratamento de idosos, mas que não chegou a ser aberta. Portanto, foi necessária a realização de obras de adaptação.
O Inamps convidou uma equipe formada por médicos, enfermeiros e funcionários administrativos para implantar as clínicas e serviços do Hospital. Os primeiros médicos foram Alberto Erasmi Pilloto, José Romildo Carneiro, Humberto Ruivo e João Luiz Marchon. Em 1982, foi realizado um concurso público do Governo Federal para compor o quadro de recursos humanos. Assim, foram admitidos os primeiros funcionários administrativos, seguidos da enfermagem. A Clínica Médica e a Ginecologia começaram a funcionar no ambulatório a partir de setembro desse mesmo ano.
De uma forma inusitada, o restante do hospital iniciou suas atividades. Em uma quinta-feira, véspera de feriado prolongado, o então presidente da República General João Figueiredo, programou um comício que seria realizado no centro de Nova Iguaçu e a inauguração do hospital. As equipes se prepararam para atender o presidente e sua comitiva caso fosse necessário e aguardara das 7h às 22h30m quando receberam o comunicado de que o presidente e a sua comitiva haviam deixado Nova Iguaçu. O hospital não foi inaugurado nesta oportunidade.
A placa na entrada da direção do Hospital comprova que essa inauguração não aconteceu. Porém, mesmo sem ter sido inaugurado oficialmente, as cirurgias no hospital começaram após esse episódio. Então, o Hospital Geral de Nova Iguaçu foi inaugurado no segundo trimestre de 1982, como uma unidade autárquica federal do antigo INAMPS.
O primeiro diretor foi o Dr. Alberto Erasmi Pilotto e ficou a frente da unidade até outubro de 1985. O Dr. Humberto Ruivo assumiu