ambente de negocios no brasil
Veremos a seguir neste trabalho que o sistema burocrático brasileiro está muito desatualizado, necessitando de uma grande reforma tributária, com isso facilitando a negociação dentro de nosso pais.
2 DESENVOLVIMENTO Uma sociedade dinâmica tem como característica e geração de emprego e renda, o Brasil, por meio de uma gestão inteligente da inflação, programas sociais e fundamentação fiscal conseguiram dinamizar-se. Porém, o modelo brasileiro começa a mostrar-se desgastado. No que diz respeito ao mercado observa-se um problema de oferta pois o consumo aumentou e a oferta não. A população pode e quer consumir mas há receio das empresas em investir, os empresários procuram investir apenas onde sabem que haverá retorno.
Um fator que pesa no ambiente de negócios brasileiro é a carga tributária muito elevada. Aragão (2014) coloca que
.
Aparentemente, o atual governo insiste em tratar a questão pelo lado público, sempre com um viés intervencionista. […] Insiste em manter uma carga tributária alta e nada faz para que o ambiente de negócios no país seja o melhor possível. Não mantém um diálogo como os empresários, nem procura saber o que eles pensam sobre como podemos crescer mais e melhor.
A carga tributária de um país é composta por tributação direta, que incide sobre renda e patrimônio, e tributação indireta, sobre produtos e serviços. No Brasil esta carga elevada corresponde a suas enormes carências sociais e pela frágil situação fiscal, e compromete aproximadamente 29% do PIB desde 1994, sendo 2/3 da arrecadação proveniente das empresas. Para Martins (2014) são necessários 325 dias, ou 2.600 horas para que se cumpram todas as exigências tributárias e trabalhistas.
Por esses, dentre outros motivos é que fala-se tanto da necessidade de uma reforma