Caso Heartsong
645 palavras
3 páginas
ADMINISTRAÇÃODisciplina:
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Professor:
Reinaldo B. Manzini
Mini Estudo de Caso 2: Heartsong
A Heartsong é uma empresa norte americana baseada em Peoria, Illinois, que projeta, desenvolve e produz válvulas cardíacas artificiais. Apesar de ser relativamente pequena na indústria de dispositivos médicos, ela conseguiu alcançar uma reputação mundial sendo reconhecida como um fornecedor de alta qualidade e que emprega tecnologia de ponta em sua linha de produtos; a maioria dela, vendida para grandes complexos hospitalares regionais e hospitais universitários. Centros cardiológicos especialistas também se constituem em um mercado emergente e de rápido crescimento para as válvulas produzidas pela Heartsong.
O desejo da Heartsong é o de crescer rapidamente, no entanto, encontra-se limitado pela sua capacidade de investimento em aumentar a produção e, posteriormente, administrar o volume adicional de estoque de produtos acabados.
Para produtos como os da Heartsong, os fornecedores, usualmente, apenas recebem seu pagamento após a efetiva utilização deles, ou seja, posteriormente às cirurgias. Alia-se a isto o fato de que a demanda pelas válvulas cardíacas, além de não obedecerem a um padrão, acontecem no curto prazo, o que significa que elas devem estar disponíveis no local de sua utilização (e.g. hospital ou centro cardiológico), ou, muito próximo a ele. Neste caso, o transporte deve ocorrer numa questão de horas e, muitas vezes, de minutos. Dado este contexto, o “crescimento acelerado” exigiria da Heartsong investimentos para aumentar a produção e dispor de estoques on site junto aos seus clientes. Na verdade, o estoque se constitui no segundo item da estrutura custo da Heartsong (o primeiro decorre de suas atividades de P&D).
Embora o crescimento rentável seja necessário para que a Heartsong continue ampliando sua vantagem competitiva por meio de investimentos cada vez maiores na P&D das válvulas cardíacas, não está claro se a