Caso Concreto - Fund. Sociologia
Leia o caso concreto e responda as questões propostas:
Jovens roubam e agridem doméstica e afirmam que a confundiram com prostituta RIO - A empregada doméstica Sirley Dias de Carvalho Pinto, de 32 anos, teve a bolsa roubada e foi espancada por cinco jovens moradores de condomínios de classe média da Barra da Tijuca, na madrugada de sábado. Os golpes foram todos direcionados à sua cabeça. Presos por policiais da 16ª. DP (Barra), três dos rapazes — o estudante de administração Felippe de Macedo Nery Neto, de 20 anos, o técnico de informática Leonardo Andrade, de 19, e o estudante de gastronomia Júlio Junqueira, de 21 — confessaram o crime e serão levados para a Polinter. Como justificativa para o que fizeram, alegaram ter confundido a vítima com uma prostituta. (Publicada em 24/06/2007 às em O Globo On Line).
1 – Utilizando como base de análise a perspectiva teórica de Durkheim e as discussões em sala de aula, como podemos interpretar o comportamento individual e em grupo dos jovens mostrados abaixo?
R: Segundo Durkheim, caracteruza-se como “Fato Social”. São elementos básicos que distinguem os Fatos Sociais”. No caso descrito se encaixa na “Coerção Social, subdividida em “Coerção Social Legal” e Coerção Social Moral, em ambas, os Jovens sofrerão as punições. A Coerção legal, são previstas em leis. A Coeção moral tem a sociedade como intrumento punitivo, a qual serão socialmente excluído e tendo suas participações em grupos sociais reduzidos.
2 – A partir da perspectiva sociológica de Durkheim, como pode ser analisado o ato cometido por estes jovens? Nessa perspectiva, a transgressão da juventude pode ser considerada um dado natural?
R: O comportamento do grupo é descrito por Durkheim como sendo um comportamento de um Fato Social Patológico, alimentado por uma socialização com uma minoria que descrimina certas pessoas ou classes sociais. Não pode ser considerado como um Fato Social Saudável, também descrito por Durkuheim, mas para