Caso_04 2

264 palavras 2 páginas
Pesquisadores da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) criaram um sistema de monitoramento de enchentes para a região do município de Itajubá -­‐ MG. Estas enchentes ocorrem pois a cidade de Itajubá se encontra em uma região onde vários rios desaguam. Segundo Almeida, o problema se agrava devido ao fato de exisIr uma ocupação desordenada em áreas de várzeas e, também, por haver um Ipo de pastagem que impermeabiliza o solo.
Devido
a estes moIvos, foi elaborado, então, o sistema de monitoramento de enchentes. Ele funciona através de 18 pontos de telemetria espalhados pelos afluentes do Rio Sapucaí, que engloba os municípios de Itajubá, Piranguinho, Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre. Estes pontos de telemetria possuem sensores, instalados embaixo de pontes, os quais são responsáveis por emiIr ondas sonoras que batem na superRcie da água e retorna, para medir a distância da mesma até a ponte.
As
informações coletadas nestes pontos telemétricos são enviados através de redes de celular para a central de monitoramento, em Itajubá. Quando a central percebe que os níveis de segurança foi ultrapassado, os pesquisadores fazem cálculos de escoamento e projeções 3D para prever as inundações e as áreas de risco. Caso exista chance de inundação, os pesquisadores avisam as autoridades da Defesa Civil

Relacionados