Case Qu Mica 2
Carlos Eduardo Cabral Silva2
Renata Müller3
1. DESCRIÇÃO DO CASO
Em um mundo cada vez mais preocupado com os constantes impactos ambientais ocasionados pela ação humana, a consciência da preservação da natureza está cada vez mais evidente. Para se locomover de um local a outro, o meio de transporte mais utilizado é o terrestre como os veículos automotores que são os caminhões, ônibus e motos. Em sua grande maioria, para o seu deslocamento, o automóvel necessita de uma energia que faça o motor do veículo funcionar. Essa energia é proveniente de combustíveis, podendo ser fósseis como gasolina e diesel, ou de fontes renováveis como o biodiesel e o álcool (etanol).
O desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a diminuição dos impactos gerados pelos combustíveis em geral, fez com o consumo de derivados de petróleo e de fontes renováveis, caíssem vertiginosamente. O surgimento de veículos movidos a energia, a células de hidrogênio e até mesmo os híbridos (motor funciona associando energia elétrica e combustível) são os protagonistas dessa queda. Entretanto, como a população mundial é na casa dos bilhões de habitantes, nem todos possuem renda suficiente para comprar e manter um veículo desse porte. Isso fez com que alguns fabricantes de veículos desenvolvessem motores cada vez menos poluidores, mas que usam ainda os combustíveis comuns.
Dentre os veículos que ainda usam combustíveis fósseis, muitos fabricantes de automóveis utilizam motores a diesel que garantem um funcionamento mais duradouro e sua manutenção é simples e custa pouco. O diesel é derivado do petróleo oriundo da destilação do petróleo constituído basicamente por hidrocarbonetos. Ainda é formado em baixas concentrações de enxofre, nitrogênio e oxigênio o que faz ser ainda um poluidor ambiental. Em contrapartida, como o diesel é formado a partir do petróleo e as fontes desse fóssil são limitadas e se esgotarão em um futuro