CASE 1 The south sea company
Faculdade de Economia e Administração
Marcelo Resende
Michel Dergham
Mohammed Orra
Pedro Simon
Vinicius Ortona Turma: 3 B
Relatório – Case The South Sea Company – História Econômica e das Organizações
São Paulo
2015
Na virada do século XVII para o século XVIII a Europa vivenciava conflitos entre principais potências da época. Em meio às ideias mercantilistas e imperialistas França, Espanha e Inglaterra entraram em guerras como as Guerra dos Nove Anos (1688-1697) e a Guerra de Sucessão Espanhola (1702-1713).
A situação de altos custos do período se tornou tão crítica que 70% do orçamento inglês era destinado apenas para a atividade militar. Para poder arcar com as despesas a Inglaterra emitiu títulos ao longo desse período que resultaram numa enorme dívida pública para o governo.
Inicialmente os títulos eram de curto prazo com altas taxas de juros, porém sem garantias de pagamento. Após a inadimplência de grande parte da dívida contraída, esse tipo de empréstimo perdeu popularidade. Na necessidade de mais financiamento, o governo se aventurou com os títulos de longo prazo, porém continuavam com alta taxa de juros. Entre as opções disponibilizadas estavam as Lottery Loans, Annuity e Tontine. Por mais que esses títulos tenham melhorado a situação financeira, eles resultaram numa piora na situação econômica.
O governo encontrou uma possível saída no ano de 1720 com duas propostas similares em mãos. Uma do Banco da Inglaterra e outra da empresa de capital misto, The South Sea Company. Basicamente as propostas visavam trocar os títulos públicos adquiridos no período de guerra com altas taxas de juros por