casas bahia
Sumário 1
UMA HISTÓRIA DE SUCESSO 2
MÓVEIS BARTIRA 4
SEGMENTO DE MERCADO 5
PARTICIPAÇÃO NO MERCADO 6
ESTRATÉGIAS DE GESTÃO EMPRESARIAL 7
MARKETING 8
INFORMAÇÕES FINANCEIRAS 10
POLITICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS 11
O QUE SÃO ESSES PROGRAMAS? 12
UMA HISTÓRIA DE SUCESSO
Quando se fala em grande rede de varejo, principalmente no setor de móveis e eletrodomésticos, não é difícil apontar: a liderança é da Casas Bahia. Fenômeno do varejo nacional, a empresa é a prova de que apostar em consumidores de baixa renda compensa, e muito. Por trás da política de crédito e de todo o crescimento da rede, está a história de sucesso de seu criador, Samuel Klein, que elaborou toda a política de relacionamento de familiaridade e dedicação ao cliente. A contribuição da Casas Bahia para o desenvolvimento da população menos favorecida do Brasil é reconhecida não só pelos fregueses, mas serve de exemplo para o mundo. (http://www.portali9.com.br/especiais/entrevistas/caso-de-sucesso-casas-bahia)
Samuel Klein, criador e gestor da maior rede de varejo do país, é protagonista de uma história cheia de luta pela sobrevivência que começou numa aldeia da Polônia. Teve uma infância humilde, e marcada pelos horrores do nazismo. Aos 18 anos, viu a Polônia ser invadida pelos alemães, e a Segunda Guerra Mundial arrasar a Europa. Viu também humilhações em campos de concentração, extermínio, separação de famílias, lares destruídos, assassinatos, mortes assistidas, fome e maus-tratos. Samuel foi um dos poucos poloneses que conseguiram escapar, depois do terror vivido decidiu vir para a América do Sul em 1951.
Quando Samuel Klein chegou ao Brasil (por volta de 1952), as montadoras automobilísticas estavam se instalando em São Paulo, trazendo mão de obra do Norte e Nordeste do país. Acostumados com o clima muito quente, os trabalhadores tinham dificuldade em enfrentar a terra da garoa e suas baixas temperaturas. Foi ai que Samuel viu sua grande oportunidade de negócio: vender