casacaiu

626 palavras 3 páginas
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Tecnologia
Programa de Pós-graduação em Recursos Hídricos e Saneamento
Publicação de Artigo Científico
Nícolas Alves de Oliveira Souto

25/05/2014

O texto a seguir é uma adaptação da palestra proferida pelo Prof. Dr. Gilson Luiz Volpato da
UNESP sobre o tema “A importância da vida científica na vida de um cientista” no campus da
USP de São Carlos.

A importância da escrita na vida de um cientista.
Qual a diferença entre um pesquisar e um cientista? Pesquisador é aquele que

busca a solução para um problema, porém um cientista vai além, ele busca a disseminação dos resultados obtidos em suas pesquisas. A ferramenta chave para tal disseminação é a escrita. Atualmente, os cientistas “conversam” por meio das publicações. Entretanto, o meio científico internacional tem sido cada vez mais exigente quanto à qualidade dessas publicações. Hoje, o padrão de qualidade internacional impõe quatro características fundamentais a uma publicação científica: novidade nas conclusões, metodologia robusta, resultados evidentes e apresentação impecável. O
Brasil, por sua vez, possui problemas nesses quatro níveis, problemas estes que precisam ser sanados.
Podemos nos questionar, por que devemos publicar? Na verdade o trabalho científico vai muito além da publicação. Existe uma aceitação pós-publicação. O conhecimento só passa a ser científico se for aceito por uma parcela de sua comunidade.
Entre pesquisa e aceitação ainda existem as etapas de redação, publicação e leitura, porém lembremos que é fundamental uma apresentação impecável de seu trabalho e tal apresentação passa diretamente pela redação, ou seja, pela escrita. Um trabalho com uma boa escrita será um trabalho bem visto e hoje um parâmetro que mede a aceitação de um trabalho está diretamente ligado às citações que um trabalho recebe.
Entretanto vale destacar que as citações não fatores aleatórias, é através dessas citações, desse diálogo com a

Relacionados